18.1.08

A pessoa mais gorda do mundo


Praia de Ipanema, sol de finzinho de tarde, caindo ali ao lado dos Dois Irmãos. E uma moça, gordinha, lamenta no melhor do gauchês:

- Ooooolha, até sei que eu tô gorda, né... Mas aqui no Rio tu te sentes a pessoa mais gorda da cidade.

Eu, que passeava pelo calçadão, escutei o lamento por acaso: era uma conversa entre duas amigas. Claro que dei aquela conferida na circunferência da moça.

Tá, era uma moça gordinha, além de gauchíssima. Mas, não, não era a mais gorda da cidade.

O Rio faz isso com as pessoas. A gente quase sempre se sente a pessoa mais gorda da cidade (ou até do mundo). São corpos tão malhados e sarados que até o sujeito que se julgava ótimo pode voltar pra casa deprimido.

A frase da gaúcha me fez lembrar de uma pesquisa do Ministério da Saúde _feita por telefone, vale ressaltar_ que revela que o Rio, embora não pareça, é justamente a capital brasileira com a maior porcentagem de mulheres com quilinhos a mais!

Agora, é óbvio que toda essa gente flácida nunca está na praia quando você está. E muito menos ainda quando está a gaúcha. Não foi à toa que a pobrezinha quase infartou, quase morreu de desgosto. Bah. E, como a capital com mais homens acima do peso é exatamente Porto Alegre, é muito provável que, em casa, ela não tivesse nenhuma chateação pela bagagem extra.

O que os olhos não vêem o coração não sente. A gordurinha pode estar fantástica escondida no pretinho básico, e ficar incomodada se for preciso expor a figura nas areias cariocas.




Se bem que o problema também pode estar nos olhos, que, viciados, só enxergam o que destrói a auto-estima. É preciso considerar que a imagem que a gaúcha vê no espelho todos os dias pode não ser a dela! Segundo um estudo da Brock University, do Canadá, uma em cada três pessoas com peso adequado à sua altura tem uma imagem deturpada de si mesma.

Nesse ponto, a existência do espelho e dos demais saradíssimos mortais é fundamental para não perder a linha e terminar, de fato, como a pessoa mais gorda da cidade ou do mundo.

Bom, de qualquer maneira, é reconfortante saber que o caminho até lá é longo. O mais pesadinho de todos os tempos, pelo menos de acordo com o Guinness Book, foi o americano Jon Brower Minnoch, que teria atingido os nada invejáveis 635 quilos.

Entre as meninas, temos como horizonte Carol Yager e seus 544 quilinhos comprovados _mas que pode ter chegado aos 727 quilos, segundo a revista Dimensions. Rosalie Bradford também parece ter chegado aos 544 quilos, mas é lembrada sobretudo por ser a campeã da perda de peso.



Carol Yager, que pode ter atingido os 727 quilos



Bem longe de Carol e Rosalie, na pesquisa canadense, nada menos que 31% das mulheres que estavam no peso ideal se disseram gordas! E isso no Canadá. Se fosse no Rio, incluindo os turistas e as turistas gaúchas, esse número talvez subisse bastante. É que o problema aqui na Cidade Maravilhosa não é propriamente o espelho, é o vizinho.

E contra a barriga sarada do vizinho não há argumentos.

22 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, o Rio é foda!!!

Simone Iwasso disse...

oba, bruno de volta ao mundo blogger! e ao mundo jornalístico! uhu! welcome back, babe! beijos!

Aninha disse...

engracadissimo, Bruno. Afiado como sempre.

Anônimo disse...

Comentario lgl, é assim mesmo q agente se sente...so gordinha dai eu saio na rua e fico me sentindo mal pq fico vendo as pessoas magras e me sinto mal =(

eliza disse...

oi querido! sim, sempre saio de sp me achando a gatinha e volto do rio me sentindo qq nota... bem, mas o post é para elogiar o blog! delícia! vivam os gordos pés, sempre mais gostosos que os lides magricelos! aparece por sampa por ahora? besotes, eliza - capiaxaba, carioca, paulistana, porteña.

lais italia disse...

nossaaaaa e muito gorda

Thiago disse...

e o que seria de nós se não tivéssemos estes corpos esculturais para olhar?! hehe.. um incentivo e um colirio. rs. do carioca (rs) Thiago.

Anônimo disse...

"Acho que a obesidade passa do modo de pensar de cada pessoa...pois tudo que tem na frente elas querem comer..."
Não sabem escolher a hora serta de se alimentar..."

Anônimo disse...

nossa o rio de foda em

Roberta disse...

Nossa se as pessoas que sao gordas pensan em comer tudo o que vem pela frente engordam mesmo...

Anônimo disse...

Realmente ela está muito gorda nao esta, nao é pra menos 727kilos para uma pessoa é muito.
Espero que ela nao se sinta mal por ter esse corpinho...

Anônimo disse...

coitada bem pelo menos ta viva nao é mais vale ser redondinho doque ter uma doeça ou qualquer coisa dogenero

Anônimo disse...

É muito triste ver uma pessoa chegando a esse peso!Pq a pessoa nem sempre tem força pra luta contra isso,e acaba se entregando.eu por exemplo cheguei a pesar 104 kg aos 15 anos.hj com 19 peso 75 com 1,72 de altura,essa foi a maoir superação da minha vida!

igualdade disse...

nossa isso é de mais???????
nunca tinha visto alguma coisa asssssiiiiimmmmmmmmmmm????????

igualdade disse...

nossa nunc vi isso antes???///////

Anônimo disse...

adorei o texto!
bjos;


llisbella

TATI disse...

TENHO MUITA DÓ DESSA MULHER,PORQUE A GENTE QUE FICA COM ALGUNS QUILINHOS A MAIS JÁ FICA CHATEADO,IMAGINE ELA,ESPERO QUE UM DIA ELA SUPERE A OBESIDADE.
TATI

Anônimo disse...

nossa que dó

Alex-Musicman disse...

pura força

Caio disse...

ta parecendo um caminhao ou um butijao kkkk , que isso ? nen eu gente ...

clayton calado disse...

Que Lisa Louca

clayton calado disse...

Que coisa louca